Intensivo de Horsemanship e Bem-Estar Animal

Programa do Curso

O Curso Intensivo oferece informação de referência e é realizado em um dia, com prática individualizada. O objetivo é o sensibilizar os participantes para o Conceito de Aplicação da sua capacidade de observar e sentir o Cavalo, usar seu “ feeling”, que é a base de um bom relacionamento com o Cavalo, a partir do ponto de vista deles. 

https://ranchosaomiguel.net.br/wp-content/uploads/2017/06/blog_img5-400x300.jpg

Como ensinava Tom Dorrance, “ True Horsemanship, Trough Feel), ou seja, a verdadeira relação entre Homens e Cavalos a partir da Observação.

No curso você vai aprender a ler as emoções do seu cavalo, entender sua natureza e como eles aprendem, além de saber sentir o que eles precisam.

  1. A natureza do Cavalo- seu padrão de respostas – sua linguagem – emoção dominante – sensibilização para leitura dos sinais que o cavalo envia – o Feeling como base do bom Horsemanship. Vamos aprender a ver o mundo como cavalo vê e sente.
  2.  As partes do cavalo- Morfologia – aplicada à funcionalidade – como ler as informações zootécnicas – noções de fisiologia – a visão do cavalo – cuidados com os cascos- aprumos – tendões e boletos – distribuição de peso
  3.  A linguagem dos cavalos em manadas – pressão e alivio – como chegar no cavalo a campo, como obter respostas dele no redondel a partir da linguagem natural deles.
  4.  Fundamentos e Conceitos do Horsemanship – O que é – seus princípios – como construir a prática junto ao Cavalo em todas as situações do manejo.
  5. Novos indicadores de Bem-estar dos Equinos (aprovados como norma na União Européia) e textos extraídos do Manual de Boas Práticas na Equideocultura do NEBEq/UFSC (Núcleo de Bem Estar de Equinos da Universidade Federal de Santa Catarina)

Material Necessário

  • Bota
  • Culote ou Calça jeans confortável
  • Capacete-Chapéu ou boné, Camisa do Uniforme da Escola
  • Capa para chuva
  • Protetor solar para rosto e braços
  • Colete de proteção (opcional e pessoal)