Warning: Invalid argument supplied for foreach() in /home/ranchosaomiguel/www/wp-content/plugins/unyson/framework/helpers/general.php on line 1275
736 Views

O Cavalo é um forte motivador terapêutico. A prática da equitação é acima de tudo, saudável e a nossa busca é por uma integração profunda entre cavalo e cavaleiro.
Aqui, graças ao trabalho do Médico José Torquato Severo que organizou a obra Equoterapia, equitação, saúde e educação, editada pelo Editora SENAC, tudo aquilo que muitas pessoas sentem ou sabem por intuição, tem uma confirmação cientifica e clinica.
Como recentemente postei um material sobre equilíbrio à cavalo – com informações sobre o centro de gravidade do Cavalo, em repouso e em movimento, e como isso se altera com o cavaleiro, na verdade esse artigo de hoje, é um complemento revelador daquelas informações.
É sabido por todos que montam um cavalo e isso nós trabalhamos muito nos nossos cursos e com as pessoas que vem ao Rancho São Miguel e cavalgam pela primeira vez, que para manter-se sobre o cavalo em movimento, o cavaleiro necessita de equilíbrio, consciência a respeito de quais grupos musculares são mais utilizados (veja artigo sobre isso no nosso site), e também coordenação motora.
A cada deslocamento de um membro anterior ou posterior do cavalo, o centro de gravidade do cavalo se desloca e o cavaleiro tem de ajustar seu próprio centro de gravidade ao do cavalo, criando a cada passo um centro de gravidade do conjunto.
A coordenação motora é solicitada para esses ajustes de postura. O uso harmonioso dos grupos musculares com força e flexibilidade na medida certa é a resultante dos ajustes de equilíbrio e da coordenação motora.
Além do ganho físico e do trabalho de equilíbrio que sempre nos “remete ao centro”, andar a cavalo também traz ganhos psicológicos e sociais.
A equitação, principalmente aos mais jovens, também é importante na formação do caráter, para o desenvolvimento de capacidades de decisão, integradas e para o cultivo de virtudes, da humildade, da serenidade, do senso de respeito.
O cavalo em movimento gera estímulos a partir da sua coluna vertebral, nos sentidos vertical e horizontal. Todo cavalo movimenta-se de modo diagonalizado, (mão direita x posterior esquerdo e assim alternadamente). O cavalo Marchador insere um terceiro apoio no solo nas transições e isso aumenta seu equilíbrio e o conforto para o cavaleiro. O tempo em que este terceiro apoio permanece no solo define o tipo de andamento marchado, entre a marcha batida – com tempo mais curto (mais equilibrada) – e a marcha picada, quando o tempo mais longo do terceiro apoio, insere um instante de deslocamento lateralizado, quando ele apóia-se em dois membros do mesmo lado.
Onde está o ganho terapêutico da cavalgada
Como vimos acima, o ciclo de deslocamento de quatro membros que se alternam entre um “vôo” e o momento em que toca o solo de novo, temos uma sequencia bipedal diagonal, tripedal e lateral, repetindo essa sequencia o que nos dá oito bases por ciclo. A cada base, ocorre uma inflexão na coluna e um deslocamento do centro de gravidade do cavalo, nos ensina o Dr. José Torquato Severo, que prossegue: “ na passagem de uma base a outra, ocorre o pousar ou elevar do membro, a distensão dos posteriores e a passagem dos membros pela vertical e os deslocamentos dos eixos das espáduas e da garupa, gerando no cavaleiro estímulos, inclinações, rotações da pélvis e também na sua coluna vertebral, do sacro à cervical”. Enquanto os anteriores do cavalo se articulam com as espaduas e chegam até a cervical dele na altura da cernelha do cavalo, ( na altura da cernelha do cavalo, onde está normalmente a cabeça da sela e sobre o cavaleiro).
“Confira os efeitos do passo do cavalo, (desde quando um membro sai do solo até que ele pouse novamente – intervalo em que o cavalo efetua 4 batidas e oito bases).
– duas flexões laterais
– quatro inclinações antero-posteriores (distensão dos posteriores e batida dos anteriores)
– duas rotações horizontais
– quatro estímulos verticais
– um total de 12 efeitos de estimulo

Efeitos do passo do Cavalo sobre a pelve do cavaleiro

– quatro estímulos laterais
-quatro estímulos antero-posteriores
-quatro inclinações laterais
-duas rotações laterais
-quatro inclinações antero-posteriores
– um total de 22 efeitos

Cada ciclo do passo do Cavalo se realiza entre um e dois segundos, em 30 minutos de cavalgada são produzidos em média 49,5 mil efeitos sobre a pélvis e a coluna do cavaleiro.

Essa ação física, traz os estímulos físicos ao sistema nervoso e associado com a produção de serotonina traz a sensação de bem estar que uma cavalgada proporciona por si só.
Além disso, a necessidade de reequilibrar-se a cada movimento, nos remete ao centro, proporcionando um estado mental calmo e centrado, o cavaleiro deve praticar a colocação de seu foco no horizonte, olhando o mundo, por cima da cabeça do cavalo.
Somam-se a isso habilidades e desafios positivos que a cavalgada proporciona, confira comigo;
a) Exposição da pessoa a um ambiente não tradicional para a maioria- ir ao local onde o cavalo está hospedado, sentir o ar puro, visualizar paisagem verde e calma, o silencio, a mudança dos cheiros e aromas, a proximidade com um animal gentil e grande, forte e generoso como Cavalo também promovem sensações e emoções que podem ser trabalhadas por cada um; para mim, cada cavalgada é uma celebração que termina com um agradecimento ao Cavalo.
b) Novas experiências visuais
c) Novas experiências auditivas,
d) Novas experiências sensoriais – desde a brisa no rosto, o tato com o cavalo
e) Novas experiências olfativas, o cheiro da relva pisada, o cheiro do corpo do cavalo se aquecendo, das plantas, flores e espécies da mata, quanta diversidade não é mesmo?
f) Envolvimento físico e melhoria do tônus muscular além de maior consciência corporal
g) Experiência psicológica, a superação de limites, a coordenação pessoal e de um animal forte e vigoroso, habilidade para trabalhar um cavalo
h) Novas descobertas e conhecimentos sobre o comportamento do cavalo,
i) Coordenação olhos, mãos, pernas
j) Estímulos para a vida, para a tomada de decisões claras, para colocar e conhecer limites
k) Flexibilidade da mente e do corpo que ajuda a enfrentar diferentes situações

Cada um destes itens pode ser desenvolvido por você, elaborando e sentindo o que essas questões promovem em você – como apropriar isso trazendo como ganhos pessoais – da cavalgada para o seu dia-a-dia. Cavalos sempre aproximam boas pessoas e ajudam a criar grandes amizades em torno deles.