Warning: Invalid argument supplied for foreach() in /home/ranchosaomiguel/www/wp-content/plugins/unyson/framework/helpers/general.php on line 1275
1 View

“Na hípica onde treino na cidade eu tenho instrutor que é muito conceituado e numa clinica intensiva de uma semana nos feriados e ele enfatizou demais o uso do tempo para aquecer o cavalo, cerca de 40 minutos cada aula são dedicados ao aquecimento.
Como estou investindo tenho necessidades maiores, quero progredir mais rápido e trabalhar mais exercícios e pensava que tendo meu próprio cavalo poderia fazer isso. Mas sei que não vai acontecer assim, e estou querendo saber se há alguma chance do que eu posso fazer montando uma vez por semana e só quando eu tiver uma aula, não obtenho qualquer chances na prática entre aulas. Vale mesmo a pena fazer se eu tenho esse limite e tem mesmo que fazer tanto aquecimento desta forma? Eu não quero parar a equitação e desistir de minha esperança de progredir como um bom cavaleiro de provas, mas quando eu continuo ouvindo as pessoas me dizerem: – você não pode fazer progressos desta forma-, gostaria de saber se apenas estou perdendo meu dinheiro e brincando ou eu posso evoluir? Por favor, eu preciso da sua opinião. Ontem à noite uma menina nova na Hipica (ela tem seu próprio cavalo, sorte dela) me disse que não há nenhuma maneira de eu manter meu nível de equitação fazendo o que eu estou fazendo e que eu só vou para trás assim, e que não vale a pena, obrigado por seu tempo lendo isso”, concluiu ele, e eu aqui dei uma boa resumida na carta dele.
Bom Augusto, eu vou dizer que ela e os outros estão errados, em termos. Você se sente melhor agora? Só você pode decidir se qualquer coisa que você faz “vale a pena fazer,” e nesse nosso meio, do Cavalo, tem muito mito, muita regrinha, mas também muita vaidade e gente que apenas usa cavalo, mas não se dedica a conhecê-los e nem mesmo gostam de verdade do cavalo.
Seus resultados dependem do quanto você busca e se dedica a conhecer mais profundamente a natureza do cavalo, saber como eles aprendem (temos um texto sobre isso já publicado) e de que como vc chega no cavalo, fazendo a cada sessão um “passo a passo” relembrando ele de onde vocês pararam na semana anterior, e eu sou muito dedicado ao trabalho de chão, que ao mesmo tempo que relembra, também aquece.
Sobre isso, o cavalo é um atleta e sua fisiologia neuro muscular parecida com a nossa, no sentido de que sem aquecimento pode ocorrer uma distensão, uma torção, mas há um limite, o do bom senso e não posso numa aula de 60 minutos, gastar 40 min., só com o aquecimento.
Os resultados também dependem do que você está colocando em atividade e como está fazendo. Você certamente pode fazer progresso mesmo montando apenas na aula e uma vez por semana, procure achar um livro chamado Cem exercícios de Arena e tendo apenas uma lição cada semana, vc pode ir adiante, por sua conta, mostrando interesse e se voluntariando na Escola a ajudar o instrutor com outros trabalhos montados e exercicios em cavalos de lá.
Eu sei que é difícil quando você está olhando ao seu redor e ver tantos cavaleiros afortunados que possuem cavalos e podem andar sempre que quiserem, mas há algumas coisas boas na sua situação. Saiba que nem sempre quanto mais é melhor, porque existe uma coisa que é a qualidade da abordagem no trabalho, uma hora, ou duas bem fundamentadas e repetidas com a valorização do acerto no exato instante da resposta do cavalo, podem valer mais do que muito tempo sem qualidade e apuro.
Aqui estão três exemplos de fundamentos que você pode tirar proveito e bom resultado:
vantagem 1: nenhum mau hábito. Não ser capaz de andar entre as aulas não significa que você não pode praticar -o que é verdade. Isso também significa que você não pode fazer coisas erradas demais e acabar reforçando negativamente hábitos ruins, como cansamos de ver no ambiente hípico, e acabar consolidando respostas ruins. Equitação entre aulas é vantajosa apenas se você for capaz de praticar todas suas habilidades corretamente; caso contrário – e isto é verdadeiro para muitos cavaleiros, voce piora por falta de acompanhamento e de atenção a detalhes que seu instrutor é quem passa- é perfeitamente possível dar dois passos a frente na sua aula e, em seguida, passar o resto da semana e retomar um ou dois ou mesmo três etapas de volta, praticando incorretamente. Pense nisso: O corpo e a mente tem de estar em constante coerência lembrando seu cavalo sempre do que é correto. “Consistentemente correta” para qualquer cavaleiro iniciante ou intermediário geralmente significa “consistentemente corrigido” – em outras palavras, você vai fazer mais e mais significativos progressos por equitação sob supervisão, sendo instruído se estiver constantemente em busca de seguir as orientações do instrutor e compreender suas explicações.
Em muitos outros países onde a propriedade de cavalo não é tão comum como é aqui, ótimos cavaleiros aprenderam a montar – e andar muito bem na verdade – tendo aulas semanais com bons instrutores, e o nosso grandioso Rodrigo Pessoa fez sua carreira pilotando cavalos de outros proprietários, sem falar na belissima história de Clementino, no dressage. Ao longo dos anos, estes cavaleiros e amazonas, se eles cumprem com o programa, fazem progressos efetivos.
Eles normalmente vão começar como os principiantes que nunca tem montado em tudo e gradualmente se tornam pilotos bons, sólidos, intermediários e avançados, ninguém chega pronto e começa do fim.
Vantagem 2: Acessíveis oportunidades educacionais. Porque você não possui (e não tem que pagar para manter) um cavalo na hipica, é provável que fique com voce uma quantidade muito maior de sua renda disponível para investir em si mesmo, em novas clinicas especificas e no seu aperfeiçoamento. Você pode comprar livros e ler e estudá-los, você pode comprar ou alugar DVDs e estudá-los (isto dá-lhe a oportunidade de assistir a equitação em um nível você não poderá observar na ´pista da sua hipica, você pode frequentar clínicas como ouvinte e talvez até mesmo andar nesses cavalos mais experientes, eles também verdadeiros professores, porque são cavalos que sabem o que voce sabe e sabem o que voce não sabe, e se seu instrutor está disposto a permitir que você use um dos seus cavalos, e mais importante, você pode continuar a ter essas aulas semanais e possivelmente até mesmo ter aulas a mais se o seu orçamento permitir, ´já que não está pagando para manter um cavalo.
Se você tivesse um cavalo de sua preferência, você poderia pagar em qualquer lugar de R$ 650 a R$950 ou mais por mês (dependendo do estábulo e sua localização e amenidades) para manter esse cavalo, e que seria seu custo mensal básico, isso sem nenhuma emergência veterinária, contas extras, etc! Tirar o máximo partido do seu status de não possuir a cavalo e investir parte do dinheiro não gasto com custeio em si mesmo e em sua educação. Cavalos podem tornar-se doentes ou se contundir ou mesmo morrer. O único investimento que não pode ser tirado de você é a sua educação, aquilo que você colocar em seu corpo e mente.
Vantagem 3: A oportunidade de criar oportunidades para si mesmo, como você vai descobrir. Estar constantemente atentos em suas aulas, fazer e manter-se fisicamente apto como você possivelmente pode e encontrar algumas formas de ajudar seu instrutor (há sempre coisas que você pode fazer para ajudar um instrutor com cavalos de escola). Converse com seu instrutor sobre sua relação com o cavalo e seus planos. Espero que você vai encontrar algumas aulas extras – possivelmente sem ter que pagar por eles – dentro e fora do cavalo. Instrutores bons tendem a ser muito encorajadores para alunos verdadeiramente dedicados e muitas vezes têm cavalos que precisam ser exercitados ou ter outros alunos com cavalos que precisem ser trabalhados e ai o instrutor premia o seu esforço e dedicação. Nós não podemos resistir a oportunidades para ensinar, e nós gostamos de fazer aulas com alunos e cavaleiros que amam o Cavalo e se dedicam sinceramente.
Dessa forma, você pode obter todos os benefícios da “aula prática” sem qualquer risco de desenvolver maus hábitos, como mencionado acima. Cavalos de escola tendem a exigir um warm-up e uma parada, um período após o de trabalho. Se você é um cavaleiro consciente e focado, você estará usando todas as partes da sessão de equitação para melhorar a si mesmo e o cavalo que você está montando.
Quem gosta do Cavalo, pode ficar anos sem montar, não apenas uma semana, e quando retomam, rapidamente superam os que estão naquela atividade como uma ocupação da rotina juvenil, sem comprometimento e interesse. Aqueles que mantiveram sua motivação e agiram em conformidade foram inteiramente bem sucedidos em manter e melhorar suas habilidades durante seu tempo fora da sela, mesmo quando o “tempo” em questão durou anos.
E essas pessoas conseguiram continuar a melhorar. Quando eles retornaram para a equitação eles não só não tinham perdido qualquer terreno, mas eles progrediram muito rapidamente.
Não permita que qualquer pessoa possa te convencer de que você estará perdendo suas habilidades se você não cavalgar diariamente. Isso simplesmente não é verdade.

Leave Comment

seis + 16 =