Warning: Invalid argument supplied for foreach() in /home/ranchosaomiguel/www/wp-content/plugins/unyson/framework/helpers/general.php on line 1275
2,326 Views

Desde 1912, a história da Tabatinga tem uma base: o binômio ‘Conhecimento & Observação’, que foi sempre passado, a três gerações de descendentes, pelo Cel. Severino Junqueira de Andrade.Na Zona da Mata, a primeira fazenda comprada foi a São Luís, que, por sinal, inspirou a marca dos animais Tabatinga que têm um ‘SL’ entrelaçados na pá esquerda.

O plantel de Mangalarga Marchador da Fazenda Tabatinga – Santana do Deserto (MG), é reconhecido como um dos melhores dentro da raça. Estes animais são resultado do trabalho dos homens da Tabatinga, que se dedicaram à eqüinocultura por três gerações.

A história da Fazenda Tabatinga inicia-se em 1912, quando o Coronel Severino Junqueira de Andrade deixa a Fazenda Cafundó, em Cruzília (MG), e radica-se na Zona da Mata, levando os cavalos, como fizeram outros parentes que saíram do Sul de Minas indo para São Paulo.

Na Zona da Mata, compra a Fazenda São Luís, em Matias Barbosa (MG), que lhe inspira a marca dos animais que têm um ‘SL’ entrelaçados na pá esquerda. Entretanto, a São Luís sempre foi mais voltada à lavoura, enquanto o Coronel sempre teve maior inclinação pela pecuária. Assim, decide adquirir a Fazenda Tabatinga.

Grande observador, extremamente sistemático e, principalmente, cavaleiro de habilidade, selecionava os animais eliminando do plantel aqueles em que não via as qualidades que julgava indispensáveis. Desta forma, imprime em seus cavalos as caracterísitcas que os fazem excelentes animais de sela: estrutura, resistência, comodidade e docilidade.

Mesmo afastado do Sul de Minas, o Coronel Severino sempre voltou às origens para rever parentes e amigos que cultivou. Na época, a troca de reprodutores eqüinos – por empréstimo ou definitiva – era comum. Quando julgou necessário, levou o reprodutor Clemanceau II J.B., do Campo Limpo, que foi pai de Nero, gerador do grande Tabatinga Predileto.

Há muitos anos, um garanhão com o nome de Predileto foi levado da Tabatinga para a Fazenda Abaíba, por Erico Ribeiro Junqueira, que confirma as qualidades do animal, dizendo que foi o reprodutor mais importante da Abaíba, fixando um tipo que ainda hoje pode ser observado na tropa. Basta notar que Predileto foi pai de Eldorado, que foi pai de Providência Itu, pai do reprodutor da Abaíba, o Reserva.

Experiente, o Coronel Severino foi passando seus conhecimentos aos sucessores. Não de maneira didática, mas de forma um tanto seca e até mesmo parabólica, que só aos mestres é permitido. Certa vez, o Coronel e seu genro, Dirceu Vilhena Fabiano de Araújo, passavam por um pasto e viram uma novilha em desabalada carreira. Olharam e o Coronel comentou:

“- Esta novilha está com alguma coisa na garganta.”

Chamaram o administrador e tocaram a novilha para o curral. Examinaram-na. Em sua garganta havia um pedaço de osso, que retirado, voltou o animal à normalidade.

Admirado, Dirceu perguntou ao sogro como havia percebido. A resposta veio seca, bem ao feitio do Coronel:

“- Vocês não observam.”

Nada mais. Seus discípulos que aprendessem a observar melhor.

Aprenderam. E Dirceu, com a morte do sogro, passou a administrar as fazendas. Viajava semanalmente da Tabatinga à São Luiz, a cavalo. Andava 72 quilômetros por dia. Os animais precisavam ser bons.

Sob a administração de Dirceu, a Tabatinga formou um plantel de fêmeas exclusivamente filhas de Predileto. Este lote, já sob a orientação de Raul, filho de Dirceu, foi sabiamente cruzado com Cossaco, que permitiu a formação do plantel atual.

Na administração de Raul, a linhagem dos animais Tabatinga atinge o apogeu, obtendo o reconhecimento de suas qualidades. Tendo convivido pouco com avô, Raul teve em seu pai o mestre sereno, amigo e sábio, aprendendo com ele os segredos da equitação clássica, que adaptou à sela do dia-a-dia. Hoje, em Raul pode-se ver as qualidades de grande cavaleiro, possuidor do raro dom de sentir o animal, para fazer o acerto.

A tropa dos Mangalarga Marchador da Tabatinga é resultado da dedicação, aliada ao binômio ‘Observação & Conhecimento’, desde os tempos do Coronel Severino Junqueira de Andrade.
Ricardo L. Casiuch

No Rancho São Miguel a nossa primeira égua da raça é justamente uma descendente do Predileto, a ótima égua SAGA BANCO que adquirimos em condições especiais do amigo Adhemar Magon.

Leave Comment

11 − seis =