Os cavalos são criaturas sensiveis e um dos maiores riscos à sua vida são as cólicas, que podem ser de diferentes tipos e causas, mas que tem seu risco de ocorrencias aumentado varias vezes quando em regime de confinamento em baias.
Por melhor que seja seu cuidado com eles, oferecendo tudo, desde uma nutrição apropriada a equinos, nas proporções corretas de concentrado e volumoso de primeira qualidade, com quantidades necessárias de proteínas, vitaminas, aminoacidos, mineirais e fibras, temos que ter em todos os estabelecimentos, estoques de suprimentos para um kit de primeiros socorros para cavalos.
Há também informações essenciais e produtos atualizados, e voce proprietário, criador ou treinador deve buscar conselhos de especialistas sobre como identificar e cuidar das várias doenças e enfermidades do Cavalo, incluindo as cólicas, laminite e parasitoses, além de um efetivo programa de vacinação.
Tudo que você precisa saber para cuidar de seu cavalo, do topo da cabeça até a ponta de sua cauda, pode ser encontrado conosco, afinal a proposta do Rancho São Miguel é ser um Núcleo de Conhecimento sobre a Natureza do Cavalo, seu padrão de respostas e comportamento.
Abaixo trazemos um roteiro mínimo de prevenção de cólicas
A Prevenção da cólica do cavalo deve ser uma prioridade de cada proprietário de cavalo. E para tornar mais fácil para você, trazemos um roteiro preparado por veterinários especialistas em cavalos na forma de algumas Dicas Úteis, para reduzir o risco do seu cavalo sofrer de diferentes tipos de cólicas:
• Alimentá-los com uma dieta de alta qualidade em intervalos regulares; cavalos precisam demais de rotinas alimentares, com horarios habituais. Fornecer por exemplo, aos cavalos confinados em baias, um esquema básico:
a) as 7h00 feno ou capim de qualidade ( 1,5% do peso vivo). Essa digestão é mais rápida.
b) às 8h30 concentrado ou seja ração na proporção de 1% do peso vivo. Essa digestão é mais lenta. Ela começa na boca, por isso mantenha a saude dentaria em dia. às 12h00 repete-se a oferta de volumoso e 13h30, repetimos a ração, finalizando entre 17 e 18h00 com feno suficiente para a noite.
c) Após o fornecimento de ração, deve-se aguardar duas horas para começar o seu programa de exercicios e trabalho leve;
• Quando tiver de substituir a ração, faça as alterações na ração do seu cavalo gradualmente ao longo de vários dias para evitar perturbar o sistema digestivo do seu cavalo.
• Ofereça água fresca e limpa a uma temperatura agradavel e potável disponível em todos os momentos. O ideal é o uso de bebedouros automáticos;
• Fornecer vermifugos regularmente (aqui recomendamos a cada tres meses)
• Dar a quantidade recomendada de exercício diário de cavalo, Equitação ou trabalho de chão em um redondel para aumentar a sua motilidade intestinal e mantê-lo em bom estado de espírito.
• Verificar regularmente se no seu ambiente, piquetes, potreiros, etc, existem no pasto plantas tóxicas ou substâncias que podem ser nocivas.
• Minimizar o estresse, evitando alterações freqüentes para sua gestão, mudanças de local, de baias, de companhias com quem ele come, ou a mesmo mudanças na sua rotina.
• Se ele estiver em uma cama de areia, coloque seu feno em um alimentador ou sobre um tapete de borracha para evitar sua ingestão areia (o que pode levar à cólica de areia – tipo compactação do bolo alimentar).
• Pergunte ao seu veterinário sobre outros fatores regionais de cólica, como formação de enterolitos (pedra intestinal), impactação intenstinal no Ileo, verificar dependendo da umidade do lugar, a formação de fungos e mofo que podem estar presentes no feno.
Inclua o Estetoscópio na sua farmácia antes de você precisar dele!
• Segundo a especialista norte americana, Dra. Juliet Getty, o estetoscópio, um equipamento a venda em lojas de produtos médicos é útil, necessário e voce deve aprender a usar um.
• Conhecer o básico do funcionamento do corpo do seu cavalo e as principais ocorrencias no trato digestivo em condições normais poderá ajudá-lo a identificar problemas de saúde com ele, antes que se manifestem de maneiras óbvias. Isso pode ajudar a manter o controle de freqüência cardíaca e sons do intestino de seu cavalo a reconhecer os primeiros sinais de cólica. Em nossos cursos nós procuramos demonstrar isso.
• Seu kit de emergência provável deve incluir um estetoscópio – uma peça altamente valiosa durante qualquer situação de emergencia médica. Sabendo do ritmo cardíaco normal do seu cavalo e conhecendo os sons do intestino em funcionamento normal, previamente, quando estiver proximo a eles, no manejo diario, na hora da escovação, ouça com o estestoscópio, (coloque o fone do esteto do lado esquerdo pouco atrás do cotovelo, atrás do braço, e ouça os batimentos cardíacos, em repouso, porque isso lhe permitirá avaliar melhor cada situação —
• Um pulso em descanso é normalmente entre 32 e 40 batimentos por minuto (os dos pôneis ligeiramente superior). Coloque o estetoscópio, logo atrás do cotovelo. Usando seu relógio ou um cronômetro (geralmente um recurso em seu telefone celular), conte o número de batidas durante 30 segundos e multiplique por dois para obter as batidas por minuto.
• Medir em diversos momentos do dia, antes e depois de comer e em qualquer alteração de circunstâncias, depois do trabalho montado, ou no redondel, ou de qualquer outro nível de atividade lhe dará uma idéia clara de como o seu cavalo geralmente responde ao seu ambiente. Marcado um desvio do normal (sem explicação óbvia como exercício) pode indicar a presença de infecção, dor ou doença.
• O estetoscópio também é especialmente útil para ouvir sons do intestino. É normal e saudável para sons próximos do aparelho digestivo devido ao movimento de alimentação, gases e líquidos. Intestinos são feitos de músculos; o processamento de forragem (volumoso) continuamente fornece o exercício necessário para manter esses músculos em boas condições.
• Normalmente, os sons serão baixos em campo com alguns roncos. A Cólica ocorre quando há uma alteração no intestino, normalmente devido a obstrução, por gás ou a mais grave, a torção, e os sons irão mudar ou parar completamente.
• Se você não ouvir qualquer ruído, ou se os sons tornaram-se maiores ou se diminuiu significativamente, ou ainda se apresentar um som oco, que ele provavelmente indica a cólica e você deve contactar o seu veterinário imediatamente.
• Pratique escutar em quatro áreas do intestino: ao longo do cano superior e a área de flanco inferior em ambos os lados. De modo geral, os sons do canto superior esquerdo vêm de dois pequenos pontos e tendem a ser agudo e de curta duração.
• No canto inferior esquerdo tem sons dos dois grandes pontos. No canto superior direito, os sons vêm do grande cólon e ceco, enquanto que no canto inferior direito tem dois grandes pontos. No entanto, o ponto de origem para os sons do intestino não é completamente previsível; o importante é identificar uma variação de sons normais do seu cavalo e para isso voce deve se habituar a escutá-lo na normalidade, para poder soar o alarme na emergência.
• Desvios do normal no pulso ou nos sons do intestino podem ter muitas explicações possíveis, para quem não tiver experiência, você nunca deve colocar-se na posição de diagnosticar a cólica ou outros distúrbios. Mas você pode ser um recurso valioso para ajudar com informações seu veterinário, se você sabe o que é normal para o seu cavalo e pode identificar uma mudança, antes de acontecer a doença. Portanto, inclua o quanto antes seu estetoscópio na farmácia de primeiros socorros.